Combate à dengue uma ova!

nenhum comentário -

Comments

É muito boa essa capacidade do povo brasileiro de fazer piada até com as suas piores mazelas. Assim conseguimos superar as dificuldades mais serenamente. Fazemos piadas a situação caótica das cidades, da falta de chuva em algumas regiões, do excesso em outras, da corrupção da polícia, da justiça, da mídia e das autoridades.

Esta última categoria é a mais satirizada por um motivo bem justo: é a que mais imprime sofrimento ao povo. Não há o menor respeito pelo bem público e muito menos com o seu bem estar. Vejamos a vergonhosa epidemia de dengue que assola o Rio de Janeiro: é ridículo ver uma doença digna dos países mais miseráveis ter mais de mil novos casos registrados por dia em uma das cidades mais conhecidas do mundo. E todo ano é a mesmíssima coisa.

Existe uma metodologia para a melhoria de processos produtivos muito conhecida na indústria, chamada de Seis Sigma. Nela, aprendemos como princípio báscio que se eliminarmos as causas dos problemas conseguiremos aumentar a confiabilidade dos processos e consequentemente, os lucros. É feita até uma analogia dizendo que se o prédio já está em chamas, o prejuízo já aconteceu e só resta apagar o incêndio e contabilizar as perdas. O certo é prevenir.

O Rio de Janeiro está em chamas mais uma vez e mesmo assim as autoridades ainda não se deram conta de que não estão prevenindo. Nem mesmo a comunicação com o público passa esta idéia, já que fala em "combate à dengue". Quando eles vão aprender que devem combater é o mosquito (no caso "a mosquita")? O problema é que para isso eles teriam que investir em conscientização, saneamento e saúde pública, o que infelizmente, não dá tanta audiência quanto aparecer na TV dizendo que está inaugurando novas tendas de reidratação.

Pelo jeito, o pessoal vai ter que continuar rindo para não chorar e enquanto isso quem está no poder continua combatendo a consequência ao invés da causa e com muita vontade de atingir o objetivo de 100% de ter população estadual contaminada mais 3 regiões à escolha.